Microsoft Fabric: Nova Ferramenta de Análise de Dados
A Microsoft lançou hoje a Microsoft Fabric, uma nova plataforma completa de dados e análises (não confundir com o Azure Service Fabric).
A nova plataforma tem como foco o OneLake, o lago de dados da Microsoft, mas também pode incorporar dados do Amazon S3 e em breve do Google Cloud Platform.
Ela inclui desde ferramentas de integração até uma plataforma de engenharia de dados baseada em Spark, uma plataforma de análises em tempo real e, graças ao Power BI aprimorado, uma ferramenta de visualização e análise de dados com IA de fácil uso.
Além disso, há uma nova experiência de desenvolvimento sem a necessidade de codificação, que permite aos usuários monitorar seus dados em tempo real e acionar ações e notificações com base neles.
Todas essas ferramentas estão integradas de forma estreita e, é claro, a Microsoft também integrará seu Assistente de IA ao Fabric.
"Nos últimos cinco a dez anos, houve um nível bastante alto de inovação - o que é ótimo e incrível porque há muitas novas tecnologias disponíveis - mas isso também causou muita fragmentação no conjunto de dados moderno", disse Arun Ulag, vice-presidente corporativo da Azure Data da Microsoft.
"Literalmente, existem centenas - se não milhares - de produtos, tecnologias de código aberto e soluções que os clientes precisam entender."
Ele também observou que muitos produtos de dados e análises tendem a manter seus dados isolados.
"Quando falo com os clientes, uma das mensagens que ouço constantemente é que eles estão cansados de pagar esse imposto de integração", disse ele.
Portanto, a Microsoft analisou as cargas de trabalho principais de análise de dados (integração de dados, engenharia de dados, armazenamento de dados, ciência de dados, análises em tempo real e inteligência de negócios) e procurou criar uma experiência unificada em torno disso.
Para isso, a equipe decidiu focar em uma infraestrutura de computação unificada e um único lago de dados.
"Há uma infraestrutura de computação unificada; há um lago de dados unificado. Há uma experiência de produto unificada para todos os seus profissionais de dados, para que possam colaborar de forma mais profunda.
Há uma governança unificada para que a TI possa gerenciar isso e criar fontes confiáveis que todos possam confiar, e realmente uma plataforma unificada que tanto a TI quanto o negócio compartilham - e o modelo de negócio unificado.
Há literalmente apenas uma coisa para comprar, e isso permite que os clientes economizem muito custos, o que é realmente importante, especialmente no ambiente atual", disse Ulag.
Ulag observou que pessoalmente demonstrou o Fabric para 100 das 500 principais empresas listadas na Fortune no último ano, e muitas delas estão entusiasmadas com ele, pois simplifica muito a infraestrutura de dados para elas, sem prendê-las a um único provedor de nuvem.
Em parte, isso ocorre porque a equipe decidiu construir o lago de dados central em torno do formato de arquivo de código aberto Apache Parquet, um formato de armazenamento e recuperação de dados orientado a colunas.
Uma vantagem adicional, segundo a Microsoft, é que esse sistema unificado facilita a gestão de acesso e governança de dados (usando o Microsoft Purview).
Se um funcionário, com as devidas permissões de acesso, deseja analisar dados confidenciais de salários dos funcionários, por exemplo, e exportá-los para o Excel ou para o Power BI, o serviço garantirá que os documentos criados com esses dados herdem o mesmo nível de confidencialidade e as regras associadas a eles (e, com base nessas regras, criptografa automaticamente esses arquivos, de modo que mesmo que sejam vazados para fora da empresa, ninguém consiga acessá-los).
Embora seja um sistema profundamente integrado, existem várias partes em movimento aqui.
O Data Factory é um serviço de integração, que vem com mais de 150 conectores pré-criados.
A Microsoft também depende de várias ferramentas de dados com a marca Synapse para fornecer as ferramentas de engenharia e ciência de dados necessárias para os cientistas de dados construírem modelos de IA, por exemplo.
Enquanto isso, o Power BI estará no outro extremo desse espectro, permitindo que analistas de negócios e outros usuários obtenham insights de todos esses dados, enquanto o novo serviço Data Activator sem codificação permitirá que os usuários acionem automaticamente ações específicas com base nos dados em tempo real recebidos.
Estamos em 2023 e, portanto, o Microsoft Fabric conta com o Copilot, que facilitará aos usuários a criação de pipelines de dados, geração de código, construção de modelos de aprendizado de máquina e muito mais.
No entanto, esse Copilot ainda não está disponível, então resta saber quão útil ele será.
O Fabric está atualmente em prévia pública.
Em uma medida um tanto incomum para os padrões da Microsoft, qualquer pessoa pode experimentar o serviço sem precisar fornecer informações de cartão de crédito.
A partir de 1º de julho, o Fabric estará habilitado para todos os locatários do Power BI.
*Baseado neste artigo